II Mostra Científica e Feira de Ciências do IFSP Itapetininga

A II MOSTRA CIENTÍFICA E FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP ITAPETININGA será composta por duas etapas, ocorridas concomitantemente, a saber:

  1. Exposição online dos vídeos dos projetos desenvolvidos pelos alunos no ambiente virtual entre os dias 04 e 22 de outubro de 2021;

  2. Apresentação e arguição dos projetos finalistas em sessão online e síncrona nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021.

Os ganhadores serão selecionados por corpo acadêmico especializado e por votação popular.

Regulamento do evento

Fazer download do regulamento

Podem participar da II Mostra e Feira de Ciências do IFSP Câmpus Itapetininga estudantes, regularmente matriculados, na rede pública e privada de Ensino, nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° ano) - EFI, Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) – EFII e Ensino Médio (regular e técnico) - EM.
Serão aceitas inscrições de trabalhos de tema livre, planejados e desenvolvidos por estudantes, sob a orientação obrigatória de orientador.

A submissão dos trabalhos para a II Mostra e Feira de Ciências é gratuita e deverá ser realizada até 31 de agosto de 2021, às 23 horas e 59 minutos, realizada exclusivamente em formato eletrônico por meio do Portal de Eventos do IFSP Itapetininga. Não serão aceitas inscrições após a data final de envio de trabalhos.

Cada trabalho poderá ter a participação de no máximo três (3) alunos e um (1) professor/orientador para projetos de alunos do EM. Para os estudantes do EFI e EFII não há restrição na quantidade de autores. Cada discente poderá submeter e participar de apenas um (1) trabalho.

Toda a participação dos estudantes, com apresentação de maquetes, protótipos e pôster, por meio de vídeo, ou apresentação oral de trabalho via programa de transmissão online, é condicionada à aprovação de inscrição de trabalho escrito.

A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa.

Trabalhos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, bem como em desacordo com estas regras e documentação solicitada serão desclassificados.

Para análise e avaliação dos trabalhos enviados para a II Mostra e Feira de Ciências será formada uma Comissão Científica constituída por professores e pesquisadores, incluindo servidores dos Câmpus do IFSP. Após o fim do prazo de envio dos projetos a Comissão Científica da II Mostra e Feira de Ciências fará a análise dos vídeos, diário de bordo e trabalho escrito, conforme o caso, segundo os critérios:

  • Organização sequencial do trabalho

  • Clareza do trabalho

  • Clareza dos objetivos

  • Justificativa do trabalho

  • Fundamentação teórica

  • Material utilizado

  • Metodologia

  • Resultados obtidos

  • Relevância e contribuição acadêmica

  • Criatividade/Inovação

  • Profundidade do tema

  • Referências bibliográficas

Os projetos selecionados como finalistas serão divulgados na página oficial do Evento.

A citada Comissão Científica será responsável pela escolha dos projetos que serão os finalistas e serão apresentados nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021 em horário a serem divulgados. O não comparecimento no dia e horários marcados para a apresentação dos melhores projetos, acarretará na desclassificação do grupo.

A apresentação do projeto deverá ser realizada exclusivamente pelos próprios estudantes, contando com a participação de todos os integrantes do grupo. Exceção se dará por motivo de força maior analisado pela Comissão do Evento. As apresentações terão a duração de até 15 (quinze) minutos, sendo disponibilizado um período de até 10 (dez) minutos para que o autor(es) possa(m) responder perguntas ou esclarecer dúvidas.

É de responsabilidade dos grupos de EFI e EFII participar da arguição da banca examinadora no dia e horário previamente marcado. Os alunos do EM, devem realizar uma apresentação online e síncrona, com o arquivo da apresentação em formato digital com extensão .ppt e .pdf, seguido de arguição em dia e horário previamente determinados. A Comissão Organizadora não disponibilizará recursos ou equipamentos, incluindo rede de internet, para o acesso dos participantes às salas de apresentação online, sendo estes de responsabilidade dos participantes.

Cada sala virtual de apresentação terá, no mínimo, um membro da Comissão de Avaliação que avaliará e coordenará a apresentação dos trabalhos. A Comissão Científica julgará os seguintes critérios da apresentação oral e arguição:

  • Domínio do conteúdo

  • Atitude e postura

  • Organização da apresentação

  • Habilidades de comunicação e expressão

  • Capacidade de argumentação

  • Correção gramatical e apresentação estética do trabalho

Todos os participantes da II Mostra e Feira de Ciências receberão certificado de participação! A premiação do Evento outorgará certificação aos melhores trabalhos e menção honrosa nas seguintes classificações:

  1. Ensino Fundamental Anos Iniciais

  2. Ensino Fundamental Anos Finais

  3. Ensino Médio

  4. Meninas na Ciência

Os participantes da II Mostra e Feira de Ciências ficam cientes que ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação dos trabalhos, imagens, filmagens, e outros pela Comissão Organizadora do Evento, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens/filmagens realizadas por terceiros ou veiculações na internete.

A Comissão Organizadora do Evento se reserva ao direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras descritas neste regulamento, sendo os casos omissos resolvidos pela referida Comissão.