Vídeo

O conteúdo do vídeo é muito importante para apresentar o projeto desenvolvido. Procure, em seu vídeo, explorar os seguintes assuntos:
  • Como surgiu a ideia do projeto?

  • Como ocorreu o planejamento da pesquisa?

  • Qual é a dúvida ou problema a ser resolver?

  • Como testou suas ideias?

  • Realizou pesquisas e/ou experimentos? Apresente-os

  • Qual/quais as conclusões?

Os vídeos deverão ser apresentados pelos alunos, mostrando o projeto desenvolvido e explicando tudo o que foi realizado. Lembre-se de que o vídeo deve ser chamativo e interessante pois será utilizado no Evento virtual, ficando disponível para visitação pública.

O vídeo, também, é muito importante na avaliação do projeto pela Comissão de Avaliadores, que escolherão, entre os vídeos, os projetos aprovados para participação no Evento e aqueles que concorrerão aos melhores trabalhos.

O vídeo deve ter, no máximo, 5 (cinco) minutos de duração no total, gravado em formato digital e deverá ser armazenado no Youtube, como não listado. O link do vídeo deverá ser informado na ficha de inscrição.

Diário de bordo

O diário de bordo consiste em um caderno/pasta virtual que é utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema. Os registros podem, também, serem organizados em pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na pesquisa. O diário de bordo que o aprendizado dos estudantes é construído e sistematizado.

Aqui estão algumas características:

  1. Suas páginas devem estar numeradas.

  2. Quanto mais original a informação contida nele, mais seriedade tem a pesquisa. Diário de bordo não deve ser passado a limpo!

  3. Todas as etapas realizadas devem estar registradas, com anotações detalhadas e precisas (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, esboços, entrevistas, testes, resultados e análises.

O Diário de Bordo deverá estar em formato digital ou digitalizado/fotografado e convertido caso seja feito em um caderno ou outro meio físico. As imagens/arquivos devem estar em um único arquivo em ordem cronológica, ter a extensão pdf e tamanho máximo de 2 MB.

Os avaliadores verificarão os Diários de Bordo para compor as notas dos projetos de EF II e EM.

Trabalho Completo

Fazer download do modelo do Trabalho Completo

O trabalho completo deverá conter:

  1. Introdução: Neste item devemos fazer uma descrição clara da questão (problema) a ser investigada e justificar a sua relevância. Qual é o problema? Quais são as limitações/abrangência da pesquisa? (tempo, custo, ambiental, etc.) Como/Por que ocorre? Qual a importância da pesquisa para os autores, para a sociedade, para a área de conhecimento. Explicar o motivo de escolherem tal trabalho.

  2. Fundamentação Teórica: Nesta parte devemos apresentar o estado da arte do seu projeto, mostrando as principais referências obre o assunto.

  3. Objetivos da Pesquisa: Neste trecho do trabalho devemos explicar, de maneira clara, o que pretendemos investigar com o nosso trabalho de pesquisa. Ou seja, aonde pretendemos chegar com esse trabalho, quais contribuições queremos que ele traga, qual problema ele pretende resolver. Pode-se colocar objetivo geral e objetivos específicos, este último usando itens.

  4. Metodologia da Pesquisa: Neste ponto devemos escrever onde e como será conduzida a pesquisa, as variáveis que serão estudadas, os métodos que serão adotados para análise das variáveis e os procedimentos e testes que serão conduzidos para se obter os resultados e chegar a uma conclusão. Quais recursos (físicos e financeiros) serão utilizados para desenvolver o projeto?

  5. Resultados: Neste tópico devemos dissertar sobre quais são os resultados esperados para esse projeto, ou, quais foram os resultados obtidos (parciais ou finais) até o momento. Todos os resultados obtidos na realização da pesquisa devem ser apresentados em ordem cronológica, de forma descritiva, podendo incluir figuras, tabelas ou gráficos. A apresentação das figuras, gráficos e tabelas deve obedecer às normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os resultados poderão vir junto com uma discussão.

  6. Referẽncias: Indicar os livros, sites, revistas, teses, trabalhos científicos, jornais, reportagens, etc, que foram utilizados para o levantamento e escolha do tema, e também os utilizados para o desenvolvimento do projeto. Empregar as regras da ABNT. Listar somente as principais, no limite de cinco referências. Devem ser elaboradas de acordo com a ABNT.

O texto será digitado em arquivo Word, extensão .doc, fonte Arial 12, com espaçamento simples entre linhas, alinhamento de parágrafo justificado e recuo de primeira linha de 1,25cm, e deve ter entre 3 e 5 páginas, incluindo figuras, tabelas e fotos (todas as imagens devem ser nítidas).